O que é inclusão social?


Inclusão social é um conjunto de medidas para garantir que todas as pessoas participem da sociedade igualmente. A necessidade de inclusão existe quando uma sociedade tem entre seus cidadãos pessoas que não usufruem de direitos que seriam devidos a todos.

A inclusão é a participação na sociedade com acesso aos direitos básicos como saúde, educação, moradia, trabalho, cultura e lazer. 

Como acontece a inclusão social

Para garantir a inclusão social podem ser tomadas medidas que tornem a sociedade mais inclusiva e que permitam a todos cidadãos o acesso a direitos e benefícios. Essas medidas são chamadas de ações afirmativas.

As ações afirmativas devem diminuir a exclusão social, seja ela causada por diferenças raciais, religiosas, sociais, intelectuais, de orientação sexual ou de gênero.

Os idosos, pessoas portadoras de deficiências, índios, homossexuais, negros, mulheres e moradores de periferias são alguns dos grupos que são alvo de ações para aumentar a inclusão.

Uma maneira eficiente de fazer a inclusão social é através da execução de políticas públicas. As políticas são projetos, medidas e leis que são discutidas pela sociedade para que sejam decididas quais as prioridades de investimento do governo.

Para que as medidas funcionem é preciso que sejam conhecidas as principais diferenças e dificuldades das minorias. Assim é possível discutir e decidir quais medidas devem ser prioridades.

Saiba mais sobre o funcionamento das Políticas Públicas no Brasil.

Inclusão social no Brasil

O Brasil tem alguns programas sociais que têm como meta aumentar a inclusão social, como o Bolsa Família, o PROUNI (Programa Universidade para Todos) e o programa Minha Casa Minha Vida.

Outra forma de inclusão social é a criação de leis para proteger direitos de grupos que são considerados minorias em razão das dificuldades que enfrentam. São exemplos: a proteção dos direitos das mulheres, da população negra e dos homossexuais. Outro exemplo são as leis que garantem medidas de acessibilidade aos portadores de deficiências.

A inclusão social na educação é fundamental para a diminuição da desigualdade e da exclusão social. É relacionada com o acesso à educação, que também deve ser garantida a todos.

A inclusão na educação também é ligada à preparação da escola e dos professores para saber lidar com diferentes grupos de alunos e com as necessidades e individualidades de cada um.

Veja também

Página publicada em 29 de Dezembro de 2017 e última atualização em 11 de Janeiro de 2018 às 11:01.
Aviso: Este site não está relacionado a nenhum órgão de governo, autoridade pública, empresa pública ou sociedade econômica mista.