O que é IDH?


IDH significa Índice de Desenvolvimento Humano. Esse indicador é usado para medir a qualidade de vida e o grau de desenvolvimento econômico de um país.

O dados obtidos são publicados, uma vez por ano, no Relatório de Desenvolvimento Humano pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), um órgão que faz parte da Organização das Nações Unidas.

Como é calculado o IDH

O IDH é classificado dentro de uma graduação de 0 a 1. O indicador 0 corresponde a nenhum desenvolvimento humano e o indicador 1 representa desenvolvimento humano total. Quanto mais próximo o país estiver do índice 1, mais desenvolvido ele é.

Para calcular o IDH são analisados três fatores: educação, saúde e renda nacional bruta (RNB). Os dados usados para o cálculo são coletados pelo PNUD nas bases de dados internacionais, como a Organização Internacional do Trabalho e a Organização Mundial da Saúde.

No fator educação é avaliado o tempo esperado de escolaridade e o tempo médio de estudo da população. No item de saúde é avaliada a expectativa de vida ao nascer e a expectativa de vida da população. O índice de renda nacional bruta é obtido pela análise da renda bruta do país (valor do produto interno bruto) e o poder de compra dos habitantes.

A partir da análise dos índices finais os países são classificados em faixas de desenvolvimento humano, da seguinte forma:

  • IDH menor que 0,550: baixo desenvolvimento humano;
  • IDH entre 0,551 e 0,699: médio desenvolvimento humano;
  • IDH entre 0,700 e 0,799: alto desenvolvimento humano;
  • IDH acima de 0,800: muito alto desenvolvimento humano.

Para que serve o IDH?

Os dados do IDH são usados para acompanhar o desenvolvimento dos países e para avaliar se o crescimento econômico é revertido em qualidade de vida para a população.

Esse índice também é usado para classificar os países em:

  • países desenvolvidos;
  • países em desenvolvimento;
  • países subdesenvolvidos.

IDH do Brasil

Conforme os dados do Relatório de Desenvolvimento Humano publicado em 2017 (com números coletados no ano de 2015), o índice de desenvolvimento do Brasil é 0,754.

Neste relatório foi destacado que a média de tempo de estudo no país é de 7,8 anos e a expectativa de vida é de 74,7 anos. Também foi informado que a renda por habitante é de R$ 1.065 e que a pobreza atinge 9,96% da população. 

Saiba qual a população do Brasil em 2017.

Entre os 188 países analisados pelo PNUD, o Brasil ficou como 79º colocado no ranking de desenvolvimento humano e como 5º colocado entre os países da América Latina.

Veja também

Página publicada em 31 de Outubro de 2017 e última atualização em 31 de Outubro de 2017 às 14:10.
Aviso: Este site não está relacionado a nenhum órgão de governo, autoridade pública, empresa pública ou sociedade econômica mista.