O que é IDH?


Tié Lenzi
Tié Lenzi
Licenciada em Direito

IDH significa Índice de Desenvolvimento Humano. Esse indicador é usado para medir a qualidade de vida e o grau de desenvolvimento econômico de um país.

Os dados dos países são obtidos e publicados uma vez por ano, no Relatório de Desenvolvimento Humano pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), um órgão que faz parte da Organização das Nações Unidas.

Como é calculado o IDH?

O IDH é calculado e classificado dentro de uma graduação de 0 a 1. O indicador 0 corresponde a nenhum desenvolvimento humano e o indicador 1 representa desenvolvimento humano total. Quanto mais próximo o país estiver do índice 1, mais desenvolvido ele é.

Para calcular o índice de cada país são analisados três fatores:

  1. Educação
  2. Saúde
  3. Renda nacional bruta (RNB).

Os dados usados para o cálculo são coletados pelo PNUD nas bases de dados internacionais, como a Organização Internacional do Trabalho e a Organização Mundial da Saúde.

No fator educação é avaliado o tempo esperado de escolaridade cursada pelos cidadãos e o tempo médio de estudo efetivo da população.

No item de saúde é indicada a expectativa de vida ao nascer e a expectativa de vida da população, ou seja, a idade média alcançada pelos cidadãos de um país.

Já o índice de renda nacional bruta (RNB) é obtido pela análise do cruzamento dos seguintes dados: a renda bruta do país (valor do produto interno bruto) e o poder de compra dos habitantes.

A partir da análise dos índices finais, os países são classificados em faixas de desenvolvimento humano, da seguinte forma:

  • IDH menor que 0,550: baixo desenvolvimento humano.
  • IDH entre 0,551 e 0,699: médio desenvolvimento humano.
  • IDH entre 0,700 e 0,799: alto desenvolvimento humano.
  • IDH acima de 0,800: muito alto desenvolvimento humano.

Para que serve o IDH?

Os dados do IDH são usados para acompanhar o padrão de desenvolvimento dos países e para avaliar se o crescimento econômico é revertido em qualidade de vida para a população. A partir do IDH é possível acompanhar se uma país melhora ou piora seu padrão de desenvolvimento humano ao longo dos anos.

Esse índice também é usado para classificar os países em três grandes grupos:

Países

IDH do Brasil

Conforme os dados do Relatório de Desenvolvimento Humano, publicado em 2018, o índice de desenvolvimento do Brasil atualmente é 0.759; o que faz o país ser classificado como de alto desenvolvimento humano.

Neste relatório foi destacado que a média de tempo de estudo no país é de 7,8 anos e a expectativa de vida é de 75,7 anos.

Entre os 189 países analisados pelo PNUD, o Brasil ficou como 79º colocado no ranking de desenvolvimento humano. Na América do Sul o Brasil é o 5º colocado, ficando atrás dos seguintes países: Chile, Argentina, Uruguai e Venezuela.

Veja também informações sobre a desigualdade social no Brasil e saiba mais sobre inclusão social.

IDH no mundo

Os países que possuem os melhores índices são classificados como de muito alto desenvolvimento humano.

Veja quais são os dez melhores colocados no ranking mundial do IDH.

Posição País IDH
Noruega 0.953
Suíça 0.944
Austrália 0.939
Irlanda 0.938
Alemanha 0.936
Islândia 0.935
Hong Kong 0.933
Suécia 0.933
Singapura 0.932
10º Holanda 0.931

Veja também

Tié Lenzi
Tié Lenzi
Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (2009) e mestranda em Ciências Jurídico-Políticas na Universidade do Porto, Portugal.
Página publicada em 31 de Outubro de 2017 e última atualização em 26 de Junho de 2019 às 21:06.
Aviso: Este site não está relacionado a nenhum órgão de governo, autoridade pública, empresa pública ou sociedade econômica mista.