O que é Demagogia?


Demagogia, originalmente, era a habilidade de conduzir o povo. Hoje, com um significado corrompido, demagogia passou a ser o ato de manipular pessoas com o interesse político.

O termo de origem grega quer dizer literalmente a arte de conduzir o povo, e inicialmente era usado para designar a propagação das ideias da democracia. Um demagogo era uma pessoa que falava em nome do povo, um praticante da democracia.

Com o passar dos anos o significado de demagogia se distanciou do sentido original. Aristóteles, no livro “A Política”, já descreve a demagogia como a degeneração da democracia, da mesma forma que a tirania seria a corrupção da monarquia.

Apesar desse tipo de discurso ser quase sempre relacionado com a política, qualquer pessoa que utilize uma linguagem sedutora, ou tente expressar humildade com a intenção de enganar ou obter algo do seu interesse também pode ser considerado demagogo.

A demagogia política

Hoje o termo está bastante ligado à política, quando algum candidato usa palavras e atitudes apelativas para prometer algo que muito provavelmente não irá cumprir para obter mais votos ou alguma vantagem política.

O sentido da demagogia passou do “falar em nome do povo” para “adotar um discurso carismático com a intenção de enganar o povo”. Para Aristóteles, a demagogia era a degeneração da democracia, a oligarquia seria a corrupção da aristocracia e a tirania a degeneração da monarquia.

Tais corrupções acontecem quando o governo deixa de valorizar o bem comum e passa a conduzir o estado para benefício próprio ou de poucos.

Veja também:

Página publicada em 18 de Setembro de 2017 e última atualização em 22 de Setembro de 2017 às 19:09.
Aviso: Este site não está relacionado a nenhum órgão de governo, autoridade pública, empresa pública ou sociedade econômica mista.