Como conseguir o comprovante de votação


O comprovante de votação é o documento que certifica que uma pessoa votou no turno e na eleição indicada no documento. O eleitor recebe o comprovante de um mesário presente no local da votação, logo após votar em cada turno.

Comprovante de Votação

Este documento não pode ser obtido pela internet, pois ele é dado presencialmente no dia da eleição. Também não existe uma segunda via do comprovante de votação, mas há outro documento que atesta que o eleitor votou na última eleição, a certidão de quitação eleitoral.

Segunda via de um comprovante de votação

Quem perder o comprovante de votação não conseguirá tirar uma segunda via, mas pode solicitar a certidão de quitação eleitoral. Este documento comprova que a situação do eleitor está regular, e que está em dia com a Justiça Eleitoral.

É possível tirar a certidão de quitação eleitoral pela internet ou em qualquer cartório ou posto de atendimento. Além das informações presentes no comprovante de votação, na certidão há a filiação, o município do domicílio eleitoral, e desde quando o eleitor está inscrito neste domicílio.

Veja como obter a certidão de quitação eleitoral.

Como conseguir um comprovante da última votação

É importante saber que para o TSE cada turno conta como uma eleição. Caso o eleitor não tenha o comprovante de votação da última eleição, a certidão de quitação eleitoral também serve como comprovante.

Veja também

Página publicada em 15 de Setembro de 2015 e última atualização em 13 de Setembro de 2017 às 15:09.
Aviso: Este site não está relacionado a nenhum órgão de governo, autoridade pública, empresa pública ou sociedade econômica mista.