Perdi o meu Título de Eleitor, e agora?


Quem tiver perdido o título de eleitor deve tirar um segunda via se apresentando no cartório eleitoral que estiver inscrito com um documento de identificação original.

Podem ser usados para tirar a 2ª via do título os seguintes documentos: carteira de identidade (RG), a certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho, carteira de habilitação (CNH), ou carteiras emitidas por órgão criados por lei federal (CRM, OAB, CREA etc).

Como saber o número do título

No menu do site do TSE em "Eleitor" basta acessar a opção "Mais serviços aos eleitores" e depois clicar em "Título e local de votação". É possível consultar pelo nome ou através do número do título, nas duas situações deve-se inserir a data de nascimento e o nome da mãe, além do código de 5 dígitos que aparecerá em uma imagem. Com as informações preenchidas basta clicar em ‘Consultar’.

O eleitor que souber seu local de votação pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento de identificação original com foto. Quem não souber o seu local de votação pode consultar na mesma página onde está disponível o número do título de eleitor. Lá também é apresentado o domicílio eleitoral, a zona, a seção e o endereço do seu local de votação.

Veja que outros documentos você pode levar para votar no artigo Posso votar só com o RG?.

Posso tirar passaporte sem o título?

Não. Para tirar o passaporte, além de outros documentos, é preciso levar o título de eleitor e os comprovantes de votação da última eleição ou os comprovantes de justificativa eleitoral, se na última eleição houve dois turnos é preciso levar os comprovantes dos dois turnos.

Quem não tiver os comprovantes pode apresentar a certidão de quitação eleitoral, obtida em qualquer cartório eleitoral ou no site do TSE.

Veja também

Página publicada em 20 de Novembro de 2015 e última atualização em 26 de Agosto de 2017 às 16:08.
Aviso: Este site não está relacionado a nenhum órgão de governo, autoridade pública, empresa pública ou sociedade econômica mista.