Quem tiver perdido o título de eleitor deve tirar uma segunda via se apresentando no cartório eleitoral em que estiver inscrito com um documento de identificação original.
Podem ser usados para tirar a 2ª via do título os documentos: carteira de identidade (RG), certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho, carteira de habilitação (CNH) ou carteiras emitidas por órgão federais (CRM, OAB, CREA etc).
Como saber o número do título
No menu do site do TSE em "Eleitor" basta acessar a opção "Título e local de votação". É possível consultar pelo nome ou através do número do título. Nas duas situações deve-se inserir a data de nascimento e o nome da mãe, além do código de 5 dígitos que aparecerá em uma imagem. Com as informações preenchidas basta clicar em ‘Consultar’.
O eleitor que souber seu local de votação pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento de identificação original com foto. Quem não souber o seu local de votação pode consultar na mesma página onde está disponível o número do título de eleitor. Também é apresentado o domicílio eleitoral, a zona, a seção e o endereço do seu local de votação.
Veja que outros documentos você pode levar para votar no artigo Posso votar só com o RG?.
Posso tirar passaporte sem o título?
Não. Para tirar o passaporte, além de outros documentos, é preciso levar o título de eleitor e os comprovantes de votação da última eleição ou os comprovantes de justificativa eleitoral. Se na última eleição houve segundo turno é preciso levar os comprovantes dos dois turnos.
Quem não tiver os comprovantes pode apresentar a certidão de quitação eleitoral, obtida em qualquer cartório eleitoral ou no site do TSE.
Veja também