BPC: o que é, quem tem direito e como requerer

Tié Lenzi
Mestre em Ciências Jurídico-Políticas

BPC ou Benefício da Prestação Continuada é o benefício de pagamento de um salário mínimo por mês a idosos com mais de 65 anos ou pessoas que tenham alguma deficiência.

É um benefício assistencial previsto na LOAS, Lei da Assistência Social.

Quem tem direito?

O BPC é destinado aos idosos a partir de 65 anos e aos portadores de deficiência física, mental, sensorial ou intelectual, desde que o impedimento da deficiência dure pelo menos 2 anos.

O benefício pode ser concedido a brasileiros (natos ou naturalizados) e portugueses.

Requisitos

Para poder pedir o benefício existem dois requisitos:

  • fazer inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • comprovar que não tem meios financeiros suficientes para o seu sustento. É preciso comprovar que a renda familiar é menor que o valor correspondente a 1/4 do salário mínimo por cada pessoa da família.

Para saber onde fazer o cadastro na sua cidade, vá até o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da sua casa ou na Secretaria de Assistência Social da sua cidade.

O familiar que for responsável pelo cadastro deve levar o título de eleitor ou CPF. Também deve levar um destes documentos de cada um dos familiares: certidão de nascimento ou de casamento, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho ou título de eleitor.

Como pedir o benefício

Depois de ter feito o cadastro de todos os membros da família no CadÚnico basta ir ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) fazer o requerimento. É preciso levar os seguintes documentos:

  • documento de identificação e CPF do titular do benefício;
  • formulários preenchidos e assinados: Requerimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (obrigatório) e Formulário Único de Alteração da Situação do Benefício (se já recebe um benefício e vai abrir mão dele para receber o BPC);
  • termo de tutela em caso de menores de 18 anos que sejam tutelados (que tenham pais falecidos ou que perderam o poder familiar);
  • em caso de adolescente com deficiência que esteja cumprindo medida socioeducativa: comprovação de regime de semiliberdade, liberdade assistida ou outra medida em meio aberto;
  • documento de identificação e procuração (se for o representante legal do requerente).

Pessoas com deficiência

No caso de pessoas com deficiência é preciso comprovar a situação, que será analisada pelo equipe de perícia médica do INSS.

Agendamento

O agendamento para pedir o benefício pode ser feito diretamente no INSS ou site de agendamento do INSS.

Veja também

Este conteúdo foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?
Tié Lenzi
Licenciada em Direito e Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade do Porto, Portugal.