Quem tem preferência para votar?


No dia da votação, a lei prevê que algumas pessoas têm preferência para votar: os candidatos, o Juiz Eleitoral da zona em questão, os seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral, eleitores com mais de 60 anos, pessoas com enfermidade, portadores de necessidades especiais, mulheres grávidas e mulheres lactantes (eleitoras que estão amamentando).

Para ter direito à preferência na hora de votar (votar antes das outras pessoas), o eleitor deverá ter a certeza de se enquadrar em uma das situações mencionadas anteriormente e requisitar a preferência ao presidente da seção eleitoral (presidente da mesa receptora).

Os eleitores que tenham necessidades especiais (como uma deficiência, por exemplo) ou mobilidade reduzida, também são obrigadas a votar, mas caso a deficiência torne impossível o seu voto, elas não terão que pagar multa. Estes eleitores poderão escolher uma pessoa da sua confiança para auxiliá-las no momento da votação, não precisando informar o Juiz Eleitoral antecipadamente (apenas o presidente da mesa receptora no momento da votação).

Veja também

Página publicada em 26 de Outubro de 2015 e última atualização em 26 de Agosto de 2017 às 16:08.
Aviso: Este site não está relacionado a nenhum órgão de governo, autoridade pública, empresa pública ou sociedade econômica mista.