Qual a diferença entre Eleições Majoritárias e Proporcionais?

As eleições majoritárias e proporcionais representam duas modalidades de voto no Brasil. As principais diferenças entre as duas modalidades são os cargos disputados em cada uma e os sistemas usados para eleger os candidatos.

Eleições majoritárias

No sistema eleitoral majoritário, os votos servem para eleger elementos do órgão executivo, como por exemplo, o presidente da República, governadores e prefeitos. Nas Eleições 2016, o sistema majoritário servirá para eleger os prefeitos.

As eleições majoritárias têm como vencedor o candidato que obtém a maioria absoluta (mais de 50% dos votos válidos). Quando isso não acontece no primeiro turno, pode ocorrer um segundo turno.

Descubra quais municípios podem ter 2º turno.

Uma desvantagem apontada por algumas pessoas é que neste sistema, as pessoas não podem escolher os candidatos para vice ou o suplente. Ao votar no candidato titular do cargo disputado, automaticamente o eleitor está aprovando a escolha do seu vice.

Eleições Proporcionais

Nas eleições proporcionais os cidadãos aptos para votar podem escolher os deputados estaduais, federais e vereadores. Em 2016, o sistema proporcional será usado para eleger os vereadores.

Enquanto no sistema majoritário o eleitor vota apenas no candidato, nas eleições proporcionais é possível votar em candidatos "isolados" ou em coligações partidárias. Nas eleições proporcionais está em vigor um sistema de lista aberta, que junta os votos dos candidatos de cada partido. Depois são formadas listas partidárias, que contêm os candidatos do partido com mais votos nas eleições. As vagas atribuídas a cada partido são calculadas proporcionalmente de acordo com a soma dos votos em todos os seus candidatos. 

Confira quantos candidatos a vereador um partido pode lançar.

Veja também

Página publicada em 18 de Novembro de 2015 e última atualização em 27 de Junho de 2017 às 22:06.
Aviso: Este site não está relacionado a nenhum órgão de governo, autoridade pública, empresa pública ou sociedade econômica mista.