PIB do Brasil: conheça o Produto Interno Bruto


Tié Lenzi
Tié Lenzi
Licenciada em Direito

O PIB (Produto Interno Bruto) é um indicador formado pelo valor total de todos os bens e serviços produzidos em um período de tempo.

O índice serve para demonstrar o desenvolvimento da economia de uma região. Quanto maior é o PIB, mais desenvolvida a região é considerada. Entretanto, isoladamente, o PIB não representa o valor da riqueza total, mas é um índice confiável para medir volume da produção de serviços e bens.

No cálculo é incluída a produção e prestação de serviços nos seguintes setores: indústria, serviços e agropecuária.

PIB do Brasil em 2018

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2018 o PIB do Brasil alcançou a marca de R$ 6,8 trilhões, o que representa um crescimento 0,9% em relação ao período anterior. Os números são divulgados pelo Instituto sempre no início do ano seguinte ao analisado.

As áreas com maior valor do PIB em 2018 foram as seguintes:

  • Importação: 8,5%
  • Exportação: 4,1%
  • Investimentos: 4,1%
  • Consumo familiar: 1,9%
  • Prestação de serviços: 1,3%

Como o PIB é calculado?

Para o cálculo, é levado em consideração somente o valor produto final produzido - o valor que chega ao consumidor. São considerados nessa conta: bens e produtos, gastos de governo e investimentos das empresas.

São excluídos do cálculo, por exemplo, as matérias-primas utilizadas na produção. Também não entram na conta: bens que já existem e bens intermediários (que são utilizados na produção dos bens finais).

O cálculo do índice envolve ainda outros dados, como os obtidos em pesquisas de: orçamento familiar, índice de preços ao produtor, pesquisas do comércio, agricultura e indústria.

Para que serve o PIB?

A partir da verificação do índice, o valor do Produto Interno Bruto pode ser usado para fazer outras análises, como:

  • Traçar e acompanhar o panorama histórico do desenvolvimento econômico anual do país,
  • Acompanhar os números de produção da região,
  • Comparar o PIB de um país com outros países para verificar os índices de crescimento econômico,
  • Acompanhar a situação (melhora ou piora) do poder aquisitivo da população.

PIB per capita

O PIB per capita é a relação do PIB por habitante. Este índice corresponde ao valor do PIB de uma região, dividido pelo número de habitantes do local. É uma representação do valor produzido correspondente a cada um dos habitantes.

Considera-se que, quanto maior for o valor do PIB per capita, maior será o poder aquisitivo da população, assim como seu acesso a produtos e serviços.

Dessa forma, quanto maior for o PIB, melhor seria a qualidade de vida do cidadão. Esse resultado também pode influenciar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um marcador que mede o desenvolvimento econômico e qualidade de vida no país.

Conheça mais sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Diferença entre PIB real e PIB nominal

O PIB real e o nominal são duas formas diferentes de fazer o cálculo do Produto Interno Bruto, sendo o PIB real o mais próximo da realidade. Este é o índice mais utilizado nas análises de acompanhamento do crescimento econômico do Brasil.

O PIB nominal é calculado com base nos valores do que foi produzido, no mesmo ano da produção. Já o PIB real é calculado em um determinado ano - chamado de ano-base.

Veja também

Tié Lenzi
Tié Lenzi
Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (2009) e mestranda em Ciências Jurídico-Políticas na Universidade do Porto, Portugal.
Página publicada em 26 de Agosto de 2019 e última atualização em 26 de Agosto de 2019 às 16:08.
Aviso: Este site não está relacionado a nenhum órgão de governo, autoridade pública, empresa pública ou sociedade econômica mista.