Posso usar adesivo ou camiseta do candidato no dia da eleição?

Sim, o eleitor pode usar camiseta ou adesivo do candidato, desde que se manifeste de forma individual e silenciosa.

Manifestação "individual e silenciosa" significa que ele não pode se juntar com outras pessoas que também tenham roupa ou acessórios que indiquem apoio a algum partido, coligação ou candidato. Quando pessoas se juntam para fazer manifestação coletiva a favor de algum candidato no dia da eleição, isso é considerado propaganda eleitoral, que é crime eleitoral (quando feita fora dos prazos estipulados por lei).

Para evitar cometer irregularidades, veja aqui quando começa e termina a propaganda eleitoral.

No dia da votação, o eleitor também pode colar adesivo do candidato ou partido no seu carro ou outro objeto que seja sua propriedade. Além de peças de vestuário, também é autorizada a utilização de acessórios como bandanas, bonés, broches, flâmulas ou bandeiras, desde que não seja no contexto de grupo e tenha sido confeccionado pelo eleitor.

Fazer boca de urna também é proibido, por isso o eleitor não pode tentar influenciar outras pessoas a votarem de certa maneira. Também não é permitido fazer a distribuição de santinhos e panfletos no dia da eleição.

Veja também

Página publicada em 12 de Novembro de 2015 e última atualização em 30 de Junho de 2017 às 17:06.
Aviso: Este site não está relacionado a nenhum órgão de governo, autoridade pública, empresa pública ou sociedade econômica mista.