Pode fazer Boca de Urna no dia da eleição?

Não. A realização de boca de urna e qualquer outro tipo de propaganda eleitoral no dia da eleição é considerado crime eleitoral, e pode ser punido com detenção de 6 meses a um ano, podendo prestar serviço comunitário no mesmo período, e o pagamento de multa que pode ir de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50, com valores sujeitos à atualização.

O que é boca de urna?

O termo boca de urna está ligado à qualquer tipo de propaganda eleitoral que possa influenciar o voto de outros eleitores no dia da eleição. A prática da boca de urna inclui a propaganda com o uso de alto falantes e amplificadores de som, a distribuição de santinhos ou outros impressos, a realização de comícios ou carreatas, além de qualquer ação que possa exercer alguma influência no voto do eleitor.

Saiba o que pode e o que não pode no dia da eleição.

Ainda é possível encontrar a expressão boca de urna relacionada com a divulgação de pesquisas eleitorais no dia da eleição. A publicação de pesquisas eleitorais só é permitida no dia da eleição quando o levantamento for realizado até o dia anterior.

Veja também

Página publicada em 3 de Novembro de 2015 e última atualização em 30 de Junho de 2017 às 17:06.
Aviso: Este site não está relacionado a nenhum órgão de governo, autoridade pública, empresa pública ou sociedade econômica mista.