O que é um crowdfunding?


Tié Lenzi
Tié Lenzi
Licenciada em Direito

Crowdfunding é um financiamento coletivo. É usado para juntar uma quantia em dinheiro para financiar uma proposta que interesse a um grupo de pessoas. A forma mais comum é a doação espontânea feita por quem se interesse em ajudar um projeto.

O crowdfunding pode ser usado para financiar qualquer iniciativa, como publicação de livros, projetos musicais, estudos, desenvolvimento de softwares e aplicativos, campanhas sociais e pequenos empreendimentos.

Como funciona o crowdfunding

Os financiamentos costumam ser feitos em plataformas virtuais. Existem sites de financiamento coletivo que aceitam propostas de assuntos variados e outros que são direcionados a temas específicos.

Para participar de um crowdfunding o autor do projeto deve inscrever a sua ideia em uma das plataformas existentes e explicar quais são os detalhes e qual é o planejamento do projeto. 

Para estimular a doação são oferecidas recompensas como exemplares da publicação, entradas de espetáculos e inclusão do nome do doador nos agradecimentos aos apoiadores do projeto.

Quando a ideia é inserida na plataforma deve ser anexada a meta de valor que deve ser atingida. Se a meta for alcançada o valor é encaminhado ao criador do projeto. Caso a meta não seja alcançada o dinheiro é devolvido aos doadores.

A maioria dos sites costuma cobrar uma taxa de comissão sobre o valor arrecadado. As comissões normalmente são de até 15% do valor.

Crowdfunding nas eleições

A Reforma Política que mudou as regras para as eleições a partir de 2018 permite que os candidatos usem o crowdfunding para arrecadar dinheiro para a campanha eleitoral.

Para poder receber o valor o candidato precisa comprovar o registro da sua candidatura. Os sites usados devem estar cadastrados na Justiça Eleitoral e precisam informar ao órgão os nomes dos doadores e as quantias doadas.

As arrecadações de campanha por financiamento coletivo são permitidas a partir do dia 15 de maio do ano da eleição.

Saiba as principais mudanças da Reforma Política.

Veja também

Tié Lenzi
Tié Lenzi
Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (2009) e mestranda em Ciências Jurídico-Políticas na Universidade do Porto, Portugal.
Página publicada em 29 de Dezembro de 2017 e última atualização em 29 de Dezembro de 2017 às 15:12.
Aviso: Este site não está relacionado a nenhum órgão de governo, autoridade pública, empresa pública ou sociedade econômica mista.