A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é uma aliança militar formada por 29 países, principalmente da Europa e da América do Norte. A principal sede da organização fica em Bruxelas, na Bélgica.
A organização foi criada a partir do Tratado do Atlântico Norte. No Tratado é estabelecido que um atentado a qualquer um dos países que fazem parte da aliança é considerado um ataque contra todos os outros.
Criação da OTAN
A organização foi criada em 04 de abril de 1949, durante a Guerra Fria. A criação aconteceu a partir de um movimento liderado pelos Estados Unidos que reuniu países do bloco capitalista para um pacto de ajuda militar e proteção em caso de ataques de países do bloco socialista.
O principal objetivo que motivou a criação da organização foi impedir que os países do bloco socialista atingissem os países que faziam parte do bloco socialista.
Foram fundadores da organização: Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unido.
Em oposição à criação da OTAN os países do bloco socialista e a União Soviética criaram o Pacto de Varsóvia. O objetivo do pacto também era proteção de ataques militares.
Quais países fazem parte da OTAN?
Atualmente fazem parte da OTAN 28 países:
- Albânia
- Alemanha
- Bélgica
- Bulgária
- Canadá
- Croácia
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estados Unidos
- Estônia
- França
- Grécia
- Holanda
- Hungria
- Islândia
- Letônia
- Lituânia
- Luxemburgo
- Montenegro
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- Romênia
- Turquia
- Reino Unido
- República Tcheca
Qual a influência da OTAN?
Hoje em dia a OTAN tem outros objetivos e influências além de proteger os países membros de ataques militares.
Além de trabalhar para garantir a segurança militar na Europa, a organização tem influência nas relações econômicas, comerciais e políticas dos países que fazem parte dela.
A OTAN também atua em operações para combater o terrorismo e em ajudas humanitárias.
Veja também