Diferenças entre Capitalismo e Socialismo


Tié Lenzi
Tié Lenzi
Licenciada em Direito

Capitalismo e socialismo são dois sistemas políticos, econômicos e sociais. Em relação à forma de organização destes aspectos, as propostas de funcionamento de cada um dos sistemas são bem diferentes.

No capitalismo, sistema mais adotado atualmente, o lucro e o acúmulo de riqueza são conceitos importantes. Apesar de ser o sistema mais presente no mundo, sofre muitas críticas pois é um dos responsáveis pelo surgimento das desigualdades que são resultado principalmente da concentração de renda.

No capitalismo, considera-se muito as liberdades individuais e o mérito pessoal, sendo responsabilidade do indivíduo a obtenção de oportunidades como emprego, salário, serviços de saúde e propriedades.

Já no socialismo, ao contrário, a ideia que prevalece é a distribuição justa das riquezas produzidas. O socialismo não deseja o fim do sistema capitalista, mas defende uma mudança da sociedade que distribua as oportunidades e as riquezas de modo mais justo entre os cidadãos.

No sistema socialista, o conceito de coletividade se sobrepõe aos critérios individuais e a responsabilidade pela garantia de muitos direitos e oportunidades fica a cargo do Estado.

As ideias dos sistemas são diferentes em muitos pontos, como: políticas econômicas, sistema político, existência da propriedade privada, divisão do lucro, controle do Estado, entre outros.

Diferenças entre capitalismo e socialismo

Veja agora as principais diferenças entre o capitalismo e o socialismo.

CapitalismoSocialismo
Poder do EstadoDeve ser limitado e não ter muita influência nas liberdades individuaisDeve ser mais amplo e deve regulamentar decisões e políticas públicas
EconomiaA regulamentação deve ocorrer conforme a movimentação do mercadoO Estado deve controlar o seu funcionamento
Meios de produçãoDevem ser de propriedade privada e controlados pelos proprietáriosDevem ser coletivos (socializados) e geridos pelos cidadãos
LucroO lucro deve pertencer ao dono da propriedade privadaO lucro das propriedades deve ser dividido entre os membros da sociedade
Objetivo da produçãoAumentar a riqueza e gerar lucroSuprir as necessidades e direitos básicos dos cidadãos
Liberdade individualDefesa de mais liberdade de escolha individual com pouco controle pelo EstadoExiste, mas deve ter limites estabelecidos pelo Estado
Sistema político adotadoVaria conforme o local, pode existir na Monarquia, na República, na democracia, etcTambém pode variar, mas em geral existe em regimes políticos democráticos
Classes sociaisExistem e dividem a sociedadeDevem deixar de existir
InvestimentosPreferência para que sejam direcionados ao crescimento de setores privadosDevem ser controlados pelo Estado e mais restritos em relação aos setores privados

Características principais do capitalismo e do socialismo

Para compreender melhor o modo de funcionamento e as diferenças existentes entre esses dois sistemas, é importante conhecer suas características mais importantes.

Veja quais são as principais ideias defendidas por cada um deles.

Capitalismo

  • Existência da propriedade privada sobre os meios de produção.
  • Divisão da sociedade em classes sociais.
  • Economia baseada nas movimentações do próprio mercado econômico.
  • Estímulo ao acúmulo de capital.
  • Economia tem base nas relações de compra e venda.
  • Pouca interferência do Estado no controle econômico.
  • A contrapartida para o trabalho executado é o salário.
  • Pouco intervenção e regulamentação do Estado.

Socialismo

As características fundamentais do socialismo são:

  • Diminuição das desigualdades sociais.
  • Abolição da divisão social em classes.
  • Políticas econômicas planejadas conforme as necessidades dos cidadãos.
  • Propriedade coletiva dos meios de produção.
  • Lucro do trabalho dividido entre os cidadãos.
  • Busca por igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.
  • Prioridade do interesse coletivo sobre o individual.
  • Maior poder de regulamentação estatal.

Surgimento do capitalismo e do socialismo

O sistema capitalista surge entre o final do século XIV e o começo do século XV. Seu aparecimento é ligado ao final do período do feudalismo e influenciado pelo surgimento do sistema mercantilista.

Já nessa época estavam presentes conceitos que ainda hoje pertencem ao modo capitalista, como a compra e venda de bens e serviços e o objetivo de acumulação de riquezas.

Para entender mais sobre o assunto, veja também o artigo: O que é capitalismo?

Já o ideal socialista surgiu no século XVIII como uma reação aos problemas sociais que começaram a surgiu em virtude da expansão e do fortalecimento do sistema capitalista.

Henri de Saint Simon (1760-1825) foi o responsável por definir as ideias socialistas inicialmente. Mais tarde, Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) contribuíram para aprofundar e sistematizar as bases da teoria socialista.

Saiba mais sobre o assunto no artigo: O que é socialismo?

Tié Lenzi
Tié Lenzi
Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (2009) e mestranda em Ciências Jurídico-Políticas na Universidade do Porto, Portugal.
Página publicada em 3 de Julho de 2019 e última atualização em 3 de Julho de 2019 às 16:07.
Aviso: Este site não está relacionado a nenhum órgão de governo, autoridade pública, empresa pública ou sociedade econômica mista.