Voto Nulo vai para quem está ganhando?

Não. O voto nulo não é um voto válido e não vai para nenhum candidato, porque ele não entra na apuração do resultado da eleição.

O voto nulo é considerado como um voto de protesto, pois o eleitor manifesta uma insatisfação com todos os candidatos e decide não votar em nenhum deles.

O que pode causar alguma confusão é que se o número de votos nulos for muito alto isso pode favorecer indiretamente o candidato que está na frente na disputa.

Quais as consequências do voto nulo?

Se a quantidade de votos nulos for muito grande isso faz com que a quantidade de votos válidos diminua. Como consequência é preciso uma menor quantidade de votos válidos para que um candidato seja eleito e a disputa pode ser definida logo no 1º turno e isso diminuiu as chances do segundo colocado ser eleito.

Por exemplo: um estado tem 100 eleitores e 3 candidatos.

Se ninguém votar nulo ou em branco, todos os 100 votos serão válidos e o candidato que alcançar 50% dos votos mais um voto será eleito. Neste caso, quem tiver 51 votos será o vencedor.

Mas, se nesse mesmo estado 20 eleitores votarem nulo e mais 20 votarem em branco, apenas 60 votos serão válidos. Como é necessário obter 50% dos votos mais um para um candidato ser eleito, neste cenário, bastam 31 votos para que um candidato seja eleito.

Veja também

Este conteúdo foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?